AAPI participa de Romaria dos Aposentados no Santuário de Aparecida

postado em: Notícias | 0

4

Tema da Campanha da Fraternidade reforça as estratégias de lutas para 2019. Elias Caetano vê dificuldades

Como ocorre todos os anos, a AAPI (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga) participou da “Romaria dos Aposentados”, realizada pela COBAP (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O encontro teve participação de diversas entidades ligadas à categoria com representação em praticamente todos os estados do país. Os aposentados também celebraram a passagem do Dia Nacional do Aposentado e refletiram sobre a Campanha da Fraternidade, que apresenta o tema “Fraternidade e Políticas Públicas — serás libertado pelo direito e pela justiça”.
As lideranças de Federações e Entidades de Base defenderam intensificar as mobilizações contra a política de reajuste das aposentadorias acima do salário mínimo, que há décadas reduz o poder de compra dos aposentados e aumenta a desigualdade social. “O reajuste dos benefícios não acompanha o índice de correção do salário mínimo”, disse Elias Caetano Ferreira, presidente da AAPI.

1
Elias vê dificuldade para mobilizações

Durante a plenária realizada no auditório Padre Noé Sotillo (subsolo da Basílica), os dirigentes destacaram a necessidade de elaboração de uma proposta oficial dos aposentados para a Reforma da Previdência. Elias Caetano lamentou as dificuldades de muitas associações de aposentados no Brasil, “sem recurso financeiro para fazer as mobilizações em defesa dos direitos fundamentais da categoria” dentro das estratégias de lutas para 2019.

Carta de Aparecida

No documento oficial retirado do encontro e dirigido aos brasileiros, a COBAP, A FAP (Federação dos Aposentados de Minas Gerais), a AAPI e todas as entidades presentes em Aparecida, foi reafirmado o compromisso da luta em defesa dos direitos e da dignidade dos aposentados, pensionistas e idosos, bem como toda a população sofrida e trabalhadora.
A Carta de Aparecida destacou que todos os recursos previdenciários vão para o caixa do Tesouro Nacional e, por isso, é necessário que se oficialize uma proposta para a criação de um Fundo Previdenciário que garantirá os pagamentos e correções justas das aposentadorias e pensões.

Compartilhe

Deixe uma resposta

nove + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.