Dia Nacional do Aposentado marcado por protestos

postado em: Notícias | 0

 

diretores
Wanderley Mendes (Secretaria Geral), Simplício Netto (Presidente) e Elias Caetano (Vice-presidente). Diretoria da AAPI envia delegação ao Encontro Nacional dos Aposentados.

 

O dia 24 de janeiro data em que se homenageia aposentados e pensionistas no Brasil, além dos idosos, está sendo de protestos. Daqui a pouco às 11 horas acontecerá um ato público na Praça Sete em Belo Horizonte.

A orientação da FAP – Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais é para que as associações filiadas promovam atos, manifestações, debates e reuniões contra a PEC-2016. A proposta de emenda constitucional, segundo a FAP, “não pretende reformar e melhorar a Previdência Social, e sim, acabar com a previdência pública no Brasil.”.

Para Robson Bittencourt, presidente da FAP, a PEC afeta a todos; “São regras absurdas, como 49 anos de contribuição, para homens e mulheres. Acaba com aposentadorias rural e especial. Reduz à metade a pensão por morte. Proíbe o recebimento de mais de uma aposentadoria e/ou pensão, de qualquer regime e impõe reajustes abaixo da inflação para todos os aposentados e pensionistas”.

O presidente da AAPI – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, Edízio Simplício Netto, também vice-presidente da FAP, informou que a entidade do Vale do Aço está mobilizada e no final do mês enviará uma delegação a cidade de Aparecida em São Paulo para outras atividades que encerram as ações do Dia Nacional do Aposentado. A saída da delegação de Ipatinga será sexta-feira (27) às 14h passando pela capital mineira.

Carta de Aparecida

Aposentados de todo o Brasil com o respaldo da Igreja Católica, deverão aprovar a “Carta de Aparecida” e leva-la com protestos ao Congresso Nacional. Elias Caetano, vice-presidente da AAPI, lembrou que mais uma vez a categoria vai celebrar seu dia sem muita confraternização e sim orações em agradecimento a Deus: ”O que move nossos aposentados e pensionistas é a fé e a esperança de que o Brasil aprenderá escolher governantes comprometidos com nossos idosos”, enfatizou.

faixa-3-x-70-1
Lay-out de algumas faixas que a AAPI leva para o encontro em Aparecida

 

Nas manifestações de hoje os aposentados pedem salário justo para suprir todas as necessidades básicas do ser humano. Outra questão de consenso é o recolhimento compulsório em percentual sobre o número de salários mínimos, à Previdência Social. Todo o conteúdo da “Carta de Aparecida” será divulgado em breve aqui no Portal da AAPI.

Compartilhe

Deixe uma resposta

5 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.