Semana dos Aposentados lota o salão do Clube dos Pioneiros em noite de honrarias

postado em: Notícias | 0

Semana dos Aposentados da AAPI lota o salão do Clube dos Pioneiros em noite de honrarias

Mauro Oscar Lima, Xisto Amorim e Associação Nipo-Brasileira são os homenageados do ano na SEMAP

mauro
Dr. Mauro Oscar foi agraciado com o título de “Benemérito da AAPI”. Dedicação plena no trabalho em favor do próximo

 

A AAPI – Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga realizou, na noite de ontem (18), a solenidade de entrega dos títulos de “Pioneiro Destaque” e “Sócio Benemérito” como parte da programação da 27ª Semana do Aposentado. O evento será encerrado nesta quarta (19), também no Clube dos Pioneiros, e dará espaço para a segunda edição do CONGAPI – Congresso dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga.

elias-galinari-e-robertinho
Dr. Galinari (diretor de Ações Institucionais da FSFX), Elias Caetano (presidente da AAPI) e Roberto Maia (diretor executivo da Usiminas)

 

Na segunda parte, diante das inúmeras famílias de associados e autoridades regionais, a AAPI prestou homenagem à Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga – ANBI pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O presidente da AAPI, Elias Caetano Ferreira, abriu o evento com uma citação ao trabalho do amigo Edízio Simplício Netto, ex-presidente da entidade, falecido no último dia 31 de agosto. “Depois de todos esses anos não é fácil pra nós fazermos a primeira semana dos aposentados sem o Simplício”, disse.

Mesa de honra

Além do Elias Caetano, também compuseram a mesa na solenidade realizada no Clube dos Pioneiros: Roberto Luís Prosdocimi Maia, diretor executivo da Usiminas, que representou o presidente da siderúrgica, Sérgio Leite de Andrade; Nardyello Rocha, prefeito de Ipatinga; Adriana Leite, superintendente da Fundação São Francisco Xavier, instituição parceira da AAPI; Jadson Heleno, presidente da Câmara Municipal de Ipatinga; Geraldo Crisóstomo, diretor da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo; Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, regional Vale do Aço; Cláudio Zambaldi, presidente da ACIAPI – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ipatinga; Lindon Jhonson de Toledo, capitão da Polícia Militar, que representou o comandante do 14º BPM – Juliano Lemos Dias; Shigetaka Hiraga, diretor executivo da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation; Ilton Câmara, assessor do deputado federal Leonardo Quintão; e Yoshiro Togura, presidente da ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga.

Mauro Oscar é Benemérito

elias-e-mauro

A diretoria da AAPI indicou o médico Mauro Oscar Soares de Sousa Lima, superintendente do Hospital Márcio Cunha, como “Sócio Benemérito” da entidade.

Doutor Mauro Oscar é médico e advogado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-graduação em Gestão Hospitalar e sistemas de saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor de qualidade pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade. Atuou como professor em cursos de pós-graduação e desde 2012 está no cargo de superintendente do HMC.

Em âmbito estadual, é vice-presidente da Saúde Suplementar da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais. Atua também como funcionário internista, chefe do departamento médico do Hospital Márcio Cunha e gerente de assistência.

Mauro Oscar é casado com a também médica Letícia Guimarães Carvalho, pediatra, e pai de Luiza Carvalho (estudante de Direito) e Maria Carvalho, estudante de Medicina, ambas nascidas em Ipatinga.

O Pioneiro Destaque

elias-e-xisto

Outra indicação da AAPI é o título de “Pioneiro Destaque” entregue ao senhor Xisto Soares de Amorim (86 anos), aposentado da Usiminas residente no bairro Bom Retiro. Ele nasceu em Guanhães em 6/04/1932, é casado com Ilta Cesário Alves Soares (68), com quem teve quatro filhos: Ronaldo Alves, Rildo Alves, Rogéria Alves e Ricardo Alves. Xisto entrou para a Usiminas na época de sua construção. Foi trabalhar no setor de Vigilância e depois transferido para a Laminação.

Na AAPI, mesmo sendo vizinho do clube da instituição, disse que frequenta pouco, mas utiliza sempre das viagens promovidas pela Diretoria de Turismo. Um dia antes da homenagem, senhor Xisto e esposa chegaram de um passeio a Porto Seguro.

Galeria de imagens:

Compartilhe

Deixe uma resposta

8 − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.