Saiba como cuidar da pele depois dos 50 anos

postado em: Notícias | 0
dra-livia
Livia Castro é uma das quatro dermatologistas que realizam um grande atendimento aos associados da AAPI. Veja relação completa no texto abaixo 

 

Rede de atendimento da AAPI disponibiliza quatro dermatologistas diariamente

 

Mais do que uma rotina de cremes e tratamentos estéticos para dar novo visual ao rosto e ao corpo, cuidar da pele depois dos 50 anos de idade exige algumas mudanças de comportamento. “As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele adotando alguns hábitos”, diz Fabio Campos Leonel, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ao envelhecer, explica o geriatra, a pele perde componentes essenciais, o que a torna mais frágil. “Ela se torna mais fina e perde gordura e também capacidade de renovação celular e de produção de colágeno e elastina, que ajudam a mantê-la firme.” E não para por aí. “As glândulas sebáceas, responsáveis por produzir uma gordura protetora, também sofrem alterações: ficam menos ativas e lubrificam menos a pele, o que a torna mais seca e quebradiça.”

Veja como não acelerar o envelhecimento da pele:

Use protetor solar com FPS igual ou maior de 30

A exposição ao sol influencia mais no envelhecimento da pele do que a própria idade. A luz – principalmente a ultravioleta- UV –, que interage com as células de pele, gera radicais livres altamente reativos. Estes, em excesso, causam lesões celulares. Quanto mais dano eles causam, maior a chance de desenvolvimento de rugas e doenças, incluindo 90% dos cânceres de pele. Tome sol antes das 10h e depois das 16h, porque ele é fundamental para o metabolismo da vitamina D.

Para utilização dos protetores e outras dúvidas de proteção diária, recomendamos consultas com as dermatologistas da associação. Atualmente a AAPI conta com o trabalho das seguintes profissionais em atendimento:

Drª. Marianna Silva Vieira – Clínico Geral/Dermatologista

Segunda-feira de 07h30 às 11h e de 13h30 às 17h na Unidade II. Quarta-feira de 09h às 12h (sede)

Drª. Patrícia Leal Zandim – Dermatologista

Terça-feira de 08h às 12h (sede). Quarta-feira de 08h às 12h

Drª. Vanessa Cristina Borges Ribeiro – Dermatologista

Sexta-feira de 15h às 19h na sede.

Drª. Lívia de Castro Fernandes – Clínico Geral/Dermatologista

Segunda-feira de 07h às 12h (sede). Quarta-feira de 13h às 17h (sede). Quinta-feira de 09h às 12h (sede). Sexta-feira de 07h às 11h na Unidade II.

Beba muita água

A hidratação é fundamental no cuidado com a pele. É recomendado a ingestão de seis a oito copos por dia para evitar o ressecamento e deixá-la “com aspecto mais bonito e saudável.

beleza-na-terceira-idade
Com cuidados simples e com a ajuda de tratamento estético próprios para as mais maduras, é possível chegar linda à terceira idade.

 

Tenha uma alimentação balanceada

Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, são a receita para uma pele saudável. Por outro lado, o açúcar deve ser consumido com moderação. Em excesso, ele é responsável por outro processo de envelhecimento celular, chamado glicação (quando uma molécula de glicose se une com uma de proteína, como colágeno e elastina). Com isso, ela perde a elasticidade e o tônus, promovendo a formação de rugas.

 

Fonte: Instituto de Longevidade

Compartilhe

Deixe uma resposta

15 + 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.