Rede de atendimento da AAPI disponibiliza quatro dermatologistas diariamente
Mais do que uma rotina de cremes e tratamentos estéticos para dar novo visual ao rosto e ao corpo, cuidar da pele depois dos 50 anos de idade exige algumas mudanças de comportamento. “As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele adotando alguns hábitos”, diz Fabio Campos Leonel, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Ao envelhecer, explica o geriatra, a pele perde componentes essenciais, o que a torna mais frágil. “Ela se torna mais fina e perde gordura e também capacidade de renovação celular e de produção de colágeno e elastina, que ajudam a mantê-la firme.” E não para por aí. “As glândulas sebáceas, responsáveis por produzir uma gordura protetora, também sofrem alterações: ficam menos ativas e lubrificam menos a pele, o que a torna mais seca e quebradiça.”
Veja como não acelerar o envelhecimento da pele:
Use protetor solar com FPS igual ou maior de 30
A exposição ao sol influencia mais no envelhecimento da pele do que a própria idade. A luz – principalmente a ultravioleta- UV –, que interage com as células de pele, gera radicais livres altamente reativos. Estes, em excesso, causam lesões celulares. Quanto mais dano eles causam, maior a chance de desenvolvimento de rugas e doenças, incluindo 90% dos cânceres de pele. Tome sol antes das 10h e depois das 16h, porque ele é fundamental para o metabolismo da vitamina D.
Para utilização dos protetores e outras dúvidas de proteção diária, recomendamos consultas com as dermatologistas da associação. Atualmente a AAPI conta com o trabalho das seguintes profissionais em atendimento:
Drª. Marianna Silva Vieira – Clínico Geral/Dermatologista
Segunda-feira de 07h30 às 11h e de 13h30 às 17h na Unidade II. Quarta-feira de 09h às 12h (sede)
Drª. Patrícia Leal Zandim – Dermatologista
Terça-feira de 08h às 12h (sede). Quarta-feira de 08h às 12h
Drª. Vanessa Cristina Borges Ribeiro – Dermatologista
Sexta-feira de 15h às 19h na sede.
Drª. Lívia de Castro Fernandes – Clínico Geral/Dermatologista
Segunda-feira de 07h às 12h (sede). Quarta-feira de 13h às 17h (sede). Quinta-feira de 09h às 12h (sede). Sexta-feira de 07h às 11h na Unidade II.
Beba muita água
A hidratação é fundamental no cuidado com a pele. É recomendado a ingestão de seis a oito copos por dia para evitar o ressecamento e deixá-la “com aspecto mais bonito e saudável.
Tenha uma alimentação balanceada
Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, são a receita para uma pele saudável. Por outro lado, o açúcar deve ser consumido com moderação. Em excesso, ele é responsável por outro processo de envelhecimento celular, chamado glicação (quando uma molécula de glicose se une com uma de proteína, como colágeno e elastina). Com isso, ela perde a elasticidade e o tônus, promovendo a formação de rugas.
Fonte: Instituto de Longevidade
Deixe um comentário