Qualidade das palestras prende atenção do público no FORAPI

postado em: Notícias | 0
still1020_00002
Dra. Juliana Cristina, médica do Usi Família no Hospital Márcio Cunha

As palestras apresentadas no FORAPI – Fórum Regional do Aposentado e da Pessoa Idosa também ganharam elogios do público participante. Outros pontos que mereceram destaque, segundo a organização do evento foram o recorde no número de inscritos e a infraestrutura do clube dos Pioneiros no bairro Bom Retiro.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal Carlos Magno Lima Teixeira, também instrutor na instituição apresentou uma oficina de educação financeira com uma abordagem voltada para a realidade dos aposentados e idosos. Entre vários tópicos, Magno alertou para o risco das pessoas tornarem-se “escravas do dinheiro” e de gastar mais do que recebem. O Executivo da Caixa defende sempre a coragem de uma boa negociação em todas as relações comerciais, falando em especial às pessoas que vivem na inadimplência.

Após o almoço servido no próprio clube a centenas de pessoas, o FORAPI foi retomado com a palestra da Dra. Juliana Cristina Benatti que tratou de um tema já recorrente; a depressão na pessoa idosa.

Violência Financeira

gilberto
Gilberto Dias De Souza abordou o tema “Violência financeira” no primeiro dia do FORAPI. Ele deixou o evento muito aplaudido

 

A última palestra do FORAPI em Ipatinga prendeu a atenção do público diante dos alertas feitos. Gilberto Dias De Souza, gerente do PROCON da Assembléia Legislativa de Minas Gerais fez várias abordagens sobre as falsas instituições ou associações criadas por quadrilhas de estelionatários a fim de extorquir os menos informados. Gilberto também deu dicas úteis para evitar golpes praticados pela internet. Quanto aos idosos o palestrante lamentou o estado de abandono em que vivem por culpa de seus familiares. No caso dos bancos, Gilberto orientou: “Existe uma resolução que determina que o banco possa ser responsabilizado quando uma pessoa for vítima de uma fraude bancária”. A medida encontra justificativa em função de  vazamentos de informações cadastrais de seus clientes. A palestra abriu espaço para perguntas do público acerca dos direitos do consumidor e orientações para vários canais de atendimento em favor do cidadão.

Encerramento

Na parte da manhã desta sexta-feira (21) a programação do FORAPI é a seguinte:

09h30 – Você gosta de você – Walter Lopes

10h30 – Projeto Bem Viver – Professora Rhayda Mellissa

11h00 – Respeito e valorização da pessoa idosa – Elias Caetano, vice-presidente da AAPI.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

4 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.