PEC 287 – Ex ministro da Previdência participa de Seminário da AAPI

postado em: Notícias | 0

mauro-luciano-hauschild

Mauro Hauschil, que também foi presidente do INSS, será o mediador da reunião com entrada franca na AAPI

 

A AAPI está mobilizando todos os metalúrgicos (ativos e aposentados) para um Seminário sobre a PEC 287 de autoria do governo Michel Temer e que muda as regras da aposentadoria. Mauro Luciano Hauschild, ex-ministro da Previdência Social em 2011 e ex-presidente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social será o mediador e palestrante do encontro, marcado para essa quarta-feira (08) às 14h no Clube dos Pioneiros.

O vice-presidente da AAPI, Elias Caetano, idealizador do Seminário, entende que grandes instituições como é o caso da Associação dos Aposentados devem atuar para que haja uma ampla discussão com a sociedade brasileira. “Não podemos ficar parados. A PEC mudará a idade mínima para se aposentar: 65 anos de idade e 25 anos de contribuição, para homens e mulheres; isso impacta todos os brasileiros e do jeito que está colocado somos contra”, avisou.

 

Conheça Mauro Luciano Hauschild

 

Gaúcho de Bom Retiro do Sul, Mauro Hauschild tem formação de nível superior em Matemática, licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997; e em Direito, graduado em 2002, pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, também do Rio Grande do Sul. Possui mestrados em “Constituição e Sociedade” pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IPD), de Brasília (2012); e em “Direção e Gestão dos Sistemas de Seguridade”, pela Organização Iberoamericana de Seguridade Social, da Espanha (em 2014). É especialista em “Direito Constitucional”, pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IPD), Brasília (2008).

Foi chefe de gabinete do ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal, no período de 2009 a 2011. Foi Advogado-Geral da União Adjunto, em 2009, além de ter ocupado o cargo de Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União, no período 2008 a 2009. Ocupou o cargo de Procurador Regional da Procuradoria Federal Especializada do INSS, em Porto Alegre (período 2004/2005) e em Brasília (período 2006/2007).

Atualmente Mauro Hauschild está licenciado do cargo de Procurador Federal, sendo consultor do escritório “Menezes Pereira, Advogados Associados”, com sede em Brasília. Publicou livros em coautoria nas áreas de direito portuário, agronegócio e meio ambiente. Publicou artigos em livros e revistas especializadas em direito.

O Seminário desta quarta às 14h no Clube dos Pioneiros, bairro Bom Retiro, terá entrada franca. Informações e entrevistas (31)3830-3439.

 

Idade e contribuição

A proposta de reforma da previdência foi apresentada pelo governo Michel Temer (PMDB) no dia 6 de dezembro à Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, para receber o valor integral da aposentadoria, será preciso ter 49 anos de colaboração com o sistema de seguridade social. Atualmente, para se aposentar com o teto, homens precisam ter 65 anos de idade e 35 de contribuição. Já mulheres obtêm o benefício máximo com 60 anos e 30 de contribuição, conforme estabelecido pelo artigo 201, parágrafo 7º, da Constituição.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

13 + 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.