No futuro a população idosa no Brasil será maior que a de adolescentes

postado em: Notícias | 0

Dia internacional do idoso. Canal AAPI entrevista geriatra e aborda a realidade cotidiana dessa população

dra-graziela-da-site
Dra. Graziela Helena, geriatra na AAPI

 

A população mundial comemora nesse 1º de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa também conhecido como o Dia do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil as leis criadas com o objetivo de proteção aos idosos, aprovadas para a organização do estatuto do idoso, completam 15 anos. O país tem cerca de 15 milhões de pessoas em idade idosa com expectativa de dobrar essa população daqui a 20 anos. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, previsão para os países mais desenvolvidos.

Se a expectativa de vida dos idosos cresce, muito se deve a mudança de cultura e o acesso a  informações por parte dos próprios idosos. De acordo com a médica geriatra na AAPI – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, Drª. Graziela Helena Costa Pancieri Mendes, “os pacientes buscam o envelhecimento ativo, preocupados inclusive por não ter quem cuide ou lhe faça companhia para o futuro”. A médica relacionou as situações mais comuns que chegam  em seu consultório e lembrou que as preocupações mais recorrentes dos pacientes são os cuidados com a autonomia, independência e memória.

Graziela lamentou as dificuldades em relação à saúde primária e o bem-estar das pessoas idosas, dificuldades de acesso a medicamentos, serviços de saúde pública com baixa qualificação e ausência de programas que tratem do envelhecimento de forma mais eficaz.

Alerta

O presidente da AAPI Elias Caetano Ferreira, chamou a atenção para a discriminação contra o idoso, “que infelizmente começa dentro de casa”, disse. Para ele é necessário que todos, incluindo os serviços de saúde, criem condições para que a vida do idoso seja mais útil com o fim do que classificou como “cultura de dependência”.

elias
Elias Caetano Ferreira ao lado de uma associada, durante abertura do 3º FORAPI realizado pela AAPI

A construção do centro de atenção e prevenção da saúde da pessoa idosa é o próximo grande projeto a ser implantado pela AAPI, com o objetivo de oferecer amplas condições para que os associados idosos tenham mais qualidade de vida. Elias Caetano começou discutir o projeto por ocasião do 3º FORAPI – Fórum Regional do Aposentado e da Pessoa Idosa realizado no Clube dos Pioneiros, em Ipatinga, no mês de setembro.

Centenários

A AAPI possui em seu quadro de associados cinco idosos com idade superior a 100 anos. São eles, Izabel Maria da Costa (101), Maria Francisca Vieira (103), Maria Raimunda de Jesus (103), Raimundo Mariano de Lima (104) e Moacir Ferreira Barreto (106).

 

 

Imagens: Ananias Jr e Antônio Mendonça

Compartilhe

Deixe uma resposta

oito + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.