Incidência do câncer na população jovem é cada vez maior

postado em: Notícias | 0

1

Erick (técnico), André (Físico), Gustavo Maciel (médico),Maranha Paranhos (Rádio Oncologista) e Gabriela (técnica).  Parte da equipe de Radio Oncologia na Unidade do HMC  Trabalho incansável na luta contra o câncer

 

No dia Mundial de Combate ao Câncer que completa duas décadas hoje (04), a reportagem do Canal AAPI entrevistou o médico Gustavo Maciel, Radio-oncologista da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. O médico falou da incidência do câncer que tem aumentado nos últimos anos segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Até o próximo ano, existe previsão de 200 mil novos casos da doença no país com destaque para o câncer de mama e ginecológico nas mulheres e ao câncer de próstata, pulmão e intestino nos homens.

Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. A Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças transmissíveis até 2025.

No Vale do Aço, um grupo considerável de pacientes oriundos de Teófilo Otoni, faz aumentar o volume de atendimentos em Ipatinga, além dos investimentos na reestruturação da Unidade Oncológica, sediada no bairro Ferroviários. segundo informou o médico. “Nossa população traz uma representatividade bem variada de casos, nós trabalhamos com um público diversificado com tipos de cânceres extremamente raros ou diferentes”, destacou Maciel.

Câncer precoce

O médico relata outro dado preocupante, uma maior incidência do câncer na população jovem afetando pacientes com cerca de 30 anos de idade ou abaixo dos 40. “Talvez, alguns fatores que estejam relacionados a essa casuística sejam as mudanças no nosso padrão de vida. A tendência ao sedentarismo, o aumento de peso e as alimentações de baixa qualidade, podem sim refletir no aumento da incidência do câncer em idades mais precoces”, pontua.

Na lista das condições importantes para evitar a doença o aspecto psicoespiritual ganhou a terceira posição como prioridade e perde apenas para as atividades físicas e alimentação saudável.

De acordo com o INCA, os cânceres mais incidentes no país em 2020, e no próximo ano, serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

Mensagem

Natural de São Paulo, com apenas sete meses de atuação no Vale do Aço, o médico Gustavo Maciel deixou sua mensagem: “Nós precisamos desmistificar essa ideia de que o diagnóstico de câncer é um sinônimo de morte, isso não é mais assim. As pessoas não precisam se esconder do diagnóstico, pelo contrário, elas precisam sempre buscar realizar os exames o quanto antes, para que o resultado do tratamento seja eficiente”, avisou.

A boa notícia é de que os tratamentos contra o câncer são mais eficazes e com melhor resultados do que no passado. Além disso, o paciente oncológico vem apresentando menores níveis de sequelas ou toxicidades, em contrapartida, ganha mais qualidade de vida. No caso de detecção precoce da doença a probabilidade de cura eleva para 95% na maioria dos casos.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

quinze − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.