O dia 24 de janeiro data em que se homenageia aposentados e pensionistas no Brasil, além dos idosos, está sendo de protestos. Daqui a pouco às 11 horas acontecerá um ato público na Praça Sete em Belo Horizonte.
A orientação da FAP – Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais é para que as associações filiadas promovam atos, manifestações, debates e reuniões contra a PEC-2016. A proposta de emenda constitucional, segundo a FAP, “não pretende reformar e melhorar a Previdência Social, e sim, acabar com a previdência pública no Brasil.”.
Para Robson Bittencourt, presidente da FAP, a PEC afeta a todos; “São regras absurdas, como 49 anos de contribuição, para homens e mulheres. Acaba com aposentadorias rural e especial. Reduz à metade a pensão por morte. Proíbe o recebimento de mais de uma aposentadoria e/ou pensão, de qualquer regime e impõe reajustes abaixo da inflação para todos os aposentados e pensionistas”.
O presidente da AAPI – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, Edízio Simplício Netto, também vice-presidente da FAP, informou que a entidade do Vale do Aço está mobilizada e no final do mês enviará uma delegação a cidade de Aparecida em São Paulo para outras atividades que encerram as ações do Dia Nacional do Aposentado. A saída da delegação de Ipatinga será sexta-feira (27) às 14h passando pela capital mineira.
Carta de Aparecida
Aposentados de todo o Brasil com o respaldo da Igreja Católica, deverão aprovar a “Carta de Aparecida” e leva-la com protestos ao Congresso Nacional. Elias Caetano, vice-presidente da AAPI, lembrou que mais uma vez a categoria vai celebrar seu dia sem muita confraternização e sim orações em agradecimento a Deus: ”O que move nossos aposentados e pensionistas é a fé e a esperança de que o Brasil aprenderá escolher governantes comprometidos com nossos idosos”, enfatizou.
Nas manifestações de hoje os aposentados pedem salário justo para suprir todas as necessidades básicas do ser humano. Outra questão de consenso é o recolhimento compulsório em percentual sobre o número de salários mínimos, à Previdência Social. Todo o conteúdo da “Carta de Aparecida” será divulgado em breve aqui no Portal da AAPI.
Deixe um comentário