Cartilha alerta sobre cuidados na hora de tomar empréstimo

postado em: Notícias | 0

A cartilha ‘Idoso, conheça seus direitos: Empréstimo e Fiança’, ilustrada e de fácil leitura, foi elaborada pelo Núcleo Especializado de Direitos do Idoso da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

“Sempre que fizer um empréstimo, peça uma cópia do contrato ao banco ou à empresa; 
Evite pedir empréstimos para outras pessoas – filhos, netos, irmãos, vizinhos – em seu nome, pois a responsabilidade será de quem assumiu a dívida e não de quem usou o dinheiro; 
Evite ser fiador em contratos, pois isso pode trazer graves consequências, podendo perder seu carro ou até mesmo a casa onde mora…”

Esses são apenas alguns dos conselhos e orientações apresentados na cartilha ‘Idoso, conheça seus direitos: Empréstimo e Fiança’, elaborada pelo Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, órgão da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que atua em casos de lesão ou ameaça de lesão a direitos dos idosos e das pessoas com deficiência.

ilustracao

Promoção de educação em direitos

Cada vez mais a pessoa idosa – quem tem idade igual ou superior a 60 anos – ocupa um papel muito importante na sociedade, por consumir produtos e serviços constantemente. Por isso, é preciso ficar atento para evitar fraudes e abusos.

Um dos principais focos de atenção do Núcleo é a promoção de educação em direitos, através da elaboração de cartilhas temáticas e da apresentação de palestras voltadas aos idosos e às pessoas com deficiência sobre seus direitos.

A cartilha ‘Empréstimo e Fiança’, ilustrada e de fácil leitura, alerta para o fato de que, antes de assumir qualquer dívida, o idoso deve analisar cuidadosamente se as parcelas cabem no seu orçamento. Isto é, deve verificar qual é a sua renda mensal, quais suas despesas fixas (água, luz, medicamentos etc.) e se sobra o suficiente para pagar as parcelas da dívida. Caso a parcela seja maior que o dinheiro que sobrou, a pessoa deve pensar bem se deve assumir mais uma dívida.

A cartilha é gratuita e pode ser baixada em seu computador clicando abaixo:

cartilha-sobre-emprestimos

Orientação gratuita

Caso a pessoa idosa precise da orientação jurídica para problemas com empréstimos, dívidas, convênios, etc., e não tiver condições financeiras, pode procurar pelo atendimento da Defensoria Pública (veja abaixo, em ‘mais sobre o assunto’).

 

Fonte: Portal da Terceira Idade

Compartilhe

Deixe uma resposta

dezessete − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.