Aplicativo Saúde Digital MG Covid-19 disponibiliza novas funções

postado em: Notícias | 0
divulgacao
A plataforma oferece acompanhamento diário aos contatos de suspeitos e positivados para a covid-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais à população, oferece duas novas funcionalidades. As pessoas cadastradas poderão se consultar com psicólogos da equipe do App, sem passar pela consulta médica. Outra facilidade oferecida é o Bot, simulador de ação humana padronizada, que monitora as pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou positivados de covid-19.

A plataforma de telemedicina, cuja licença foi doada temporariamente ao Estado pela empresa Techtools, atende a população, gratuitamente, desde maio. Até agora, aproximadamente 60 mil downloads foram feitos, mais de 25 mil pessoas se cadastraram, e quase 3 mil consultaram por vídeo.  O aplicativo garante que muitas pessoas, especialmente do grupo de risco, não precisem sair de casa, o que diminui filas, aglomerações e desafoga o sistema de saúde.

O atendimento com psicólogos pelo aplicativo era, até então, direcionado por médicos e enfermeiros. Agora o usuário pode agendar consulta diretamente com o profissional. O Bot, outro novo recurso da plataforma, atua em conjunto com o Painel de Monitoramento de Contatos de Casos Suspeitos e Confirmados de Covid-19, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que visa a interrupção da cadeia de transmissão da doença.

Por meio de uma planilha preenchida pela Atenção Primária à Saúde de cada município, todas as pessoas que tiveram contato com outras, com suspeita ou positivadas para a covid-19 são identificadas e monitoradas pelo aplicativo, sob a coordenação da equipe de saúde, durante 14 dias ou até que o contato manifeste sintomas.

 

O aplicativo

O Saúde Digital MG -Covid-19 pode ser baixado em dispositivos Android e IOS. Feito o download, o usuário faz o próprio cadastro e de outras pessoas, favorecendo àqueles que não dispõem da tecnologia. De forma intuitiva, o cidadão responde às perguntas, em uma autoavaliação, que o direciona para uma consulta médica ou para outros encaminhamentos. Cada pessoa pode e deve se autoavaliar sempre que tiver dúvidas sobre sua condição de saúde.

 

Fonte: SES/MG

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

5 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.