AAPI vai entrar com ação contra o Estado pelo SAMU regional

postado em: Notícias | 0

 

publico
Diretores e associados participaram da assembleia. AAPI conseguiu respaldo estatutário para ação contra o Estado

 

Assembleia entre associados autoriza ação coletiva. Entidade quer o cumprimento das responsabilidades anunciadas

 

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) vai judicializar uma ação coletiva contra o Estado exigindo a centralização do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional em Ipatinga. A decisão foi aprovada durante assembleia extraordinária realizada quinta-feira (21) no salão do Clube dos Pioneiros, diante de um grande número de associados.

O movimento surgiu a partir da necessidade apontada pela Agenda de Convergência organizada pela FIEMG Regional e com a participação das principais instituições e empresas do Vale do Aço, entre elas a AAPI. Os desafios do crescimento para o futuro estabeleceram seis eixos: Infraestrutura, segurança, educação, competitividade, sustentabilidade e a área de saúde.

 

mesa

O presidente da AAPI Edízio Simplício Netto disse que o governo estadual deve cumprir as promessas anunciadas em torno do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales – Cisvales. “A AAPI tem mais de 27 mil associados, mas nossa cobertura e nossos serviços alcançam pelo menos 70 mil pessoas. Estamos preocupados com esses usuários, sejam de Ipatinga ou não”, declarou.

 

Representação política

O médico Mauro Oscar Soares de Sousa Lima (Superintendente de Hospitais da FSFX), e o vice-presidente da AAPI Elias Caetano, contribuíram para a mediação das abordagens dos associados dentro da pauta definida. Dr. Mauro classificou a assembleia como um marco para nossa cidade e para a região. “Estamos procurando uma visão melhor de futuro. Hoje todo mundo sabe que o município de Ipatinga já dispõe de um SAMU pela prefeitura, mas o anseio nosso é olhar toda a coletividade, não só a região metropolitana, como o colar metropolitano do Vale do Aço”, destacou.

Outro objetivo da ação lançada pela AAPI é evitar que a sede da regulação do SAMU seja levada para outra cidade. Do ponto de vista técnico, todos os requisitos necessários para a implantação do serviço estão no Vale do Aço, entre eles o atendimento de um único  hospital polivalente de referência para cobrir a região leste e o quociente populacional maior do que a vizinha cidade de Governador Valadares.

 

Judicialização

 

elias

Para o vice-presidente da AAPI Elias Caetano, “a briga é com o estado e não tem nada contra Valadares ou qualquer outro município: “A nossa luta através dessa judicialização é para que estejamos atuantes e que as coisas que temos direito permaneçam aqui”, discursou. Caetano disse ainda que somente os associados da entidade representam hoje cerca de 56 cidades da região, acima do colar metropolitano que compreende 35 municípios.

A Assembleia contou também com as participações de Luiz Carlos Miranda (Conselheiro da Usiminas), dos vereadores Tonico e Gilmarzinho em representação à Câmara de Ipatinga e Enéias Reis pela Câmara de Coronel Fabriciano. Advogados da AAPI e da FSFX darão início ao processo judicial logo após o período natalino.

Fotos: Antônio Mendonça

Compartilhe

Deixe uma resposta

dezenove − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.