AAPI participa de Assembleia para nova mobilização dos aposentados

postado em: Notícias | 0
Joaquim Cândido (AAPI), Robson Bittencourt (FAP – ao centro) e a secretária Vilma Conceição,

O presidente da AAPI, Joaquim Cândido Ferreira, participou na tarde de ontem (8/11), na sede da FAP – Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, de uma importante Assembleia para a discussão de pautas nacionais de interesse dos aposentados, com a análise de projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional.

Joaquim, que também é o vice-presidente da Federação das Entidades dos Aposentados e Pensionistas do Estado, foi convidado a participar da Mesa Diretora dos trabalhos. Acompanhado de um grupo de diretores da AAPI, ele falou da importância de reuniões dessa natureza para a atualização e mobilização dos dirigentes das Associações de Minas Gerais.

Perdas e revisões

A FAP-MG, a AAPI e as Associações das cidades de Ouro Preto, Juiz de Fora, Congonhas, São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Divinópolis, João Monlevade, além da região metropolitana de Belo Horizonte, se mobilizam para a aprovação da Medida Provisória 1181/2023 que Institui o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. Entre as emendas apresentadas, destacam-se a eliminação do prazo decadencial nas ações judiciais para revisão e concessão de benefícios e a volta do “desconto em folha” para titulares do BPC.

Outra mobilização da categoria refere-se aos adicionais como compensação pelas perdas salariais e a revisão da aposentadoria de segurados que tenham ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei 9.876/1999. Esta Lei criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição, para efeitos de cálculo.

Robson Bittencourt, presidente da FAP-MG, fez um resumo sobre as deliberações tiradas no Congresso da Confederação dos Aposentados realizado no mês passado em Florianópolis, e a prestação de contas das entidades nacionais.

 

Eventos e integração

 

Como parte da programação festiva, as entidades de aposentados confirmaram os nomes dos vencedores dos concursos da Miss e do Mister COBAP 2024. Desfilaram representantes de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Numa disputa muito alegre e animada, a cearense Nélia Borges foi eleita Miss Brasil COBAP e o carioca Sidney de Paula, como Mister Brasil COBAP.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

dois × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.