AAPI no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra os idosos

postado em: Notícias | 0

frases-idoso-eliomar

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças. Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência.

É necessário, ainda, segundo a visão de Elias Caetano Ferreira, presidente da AAPI, preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos das instituições que atuam na educação, a fim de assegurar um envelhecimento saudável. “Acredito muito ser possível chegar à terceira idade com a dignidade respeitada. Por conta disso, também, é que lutamos para que nossas conquistas e direitos sejam preservados”, finalizou.

Assista ao vídeo da campanha, assinado pela Associação de Aposentados de Volta Redonda, entidade parceira da AAPI.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

dezesseis + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.