AAPI desenvolve projetos para a melhoria da qualidade de vida do idoso

postado em: Notícias | 0

congapi

Hoje é o dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas – ONU e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é sensibilizar a população para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira é composta por 29,3 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país.

A expectativa de vida para ambos os sexos aumentou para 75,72 anos, já a partir de 2016. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso à serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico e aumento da escolaridade e da renda.

Por outro lado, há grandes desigualdades sociais no processo de envelhecimento e que impactaram o perfil demográfico e epidemiológico em todo o país, produzindo situações que requerem respostas das políticas sociais. Entre as novas formas de cuidado está a atenção domiciliar. Ocorreram mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho, na queda da taxa de fertilidade e na taxa de nupcialidade, (dado estatístico que relaciona o número de casamentos por cada habitante numa região, por determinado período), resultando em um novo cenário.

Desafios

Há novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa, dirigidos principalmente às políticas de saúde, da assistência social e da previdência social.

A AAPI, desde a realização do 1º Congresso da Pessoa Idosa – CONGAPI em outubro de 2016, atua para consolidar uma política em prol do idoso, de forma eficaz e definitiva em Ipatinga e Vale do Aço.

As principais reivindicações do idoso residente em Ipatinga são:

– Aumento na cota de financiamento nos programas habitacionais para a pessoa idosa.

– Adequação dos degraus de entrada e saída nos ônibus.

– Programas de valorização do trabalho e renda para a pessoa idosa.

– Aumento da cota do estacionamento público de 5% para 6% de vagas destinadas aos idosos.

– Qualificação dos conselhos e entidades de assistência social. Neste particular, a AAPI colabora com o Movimento da Terceira Idade – MOTI, numa parceira histórica que ameniza os impactos negativos causados pela burocracia do poder público, diante de suas responsabilidades.

Referência para o idoso

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga tem como grande projeto (já incorporado às suas diretrizes administrativas), a construção de um Centro de Referência do Idoso com o objetivo de disponibilizar um espaço digno para uma convivência saudável dos idosos em estado de abandono ou que vivam em dificuldade socioeconômica.

O centro de convivência contará com serviços de assistência social 24 horas, atendimento psicológico, fisioterapia, programas voltados ao lazer, bem estar e cuidado permanente com a qualidade de vida dos associados.

arte

 

Denuncie

 

Não cometa violência contra a pessoa idosa. Existem várias formas de agredir os idosos; negligência, abandono, agressão física, sexual, psicológica, violência financeira, entre outras.

 

Se você estiver sofrendo ou conhecer alguém que esteja sofrendo qualquer forma de violência, conte o que está acontecendo para um profissional de saúde, ligue para o número 100 ou busque ajuda no Conselho dos Direitos do Idoso, Ministério Público ou Delegacia do Idoso.

 

Para falar com a Diretoria de Assistência Social, ligue: (31)3830-3464.

Compartilhe

Deixe uma resposta

2 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.