Viagem à Guriri, 14/11. Confira os contemplados no sorteio da AAPI

postado em: Notícias | 0

Confira o resultado do sorteio realizado pela diretoria de Turismo da AAPI. As opções de hospedagem são para apartamentos com três, quatro e cinco camas, conforme disponibilidade.

Os contemplados poderão hospedar no Complexo Turístico de Guriri em São Mateus no Espírito Santo, no período de 14 a 20 de novembro. Mais informações pelo telefone (31)3830-3458.

Data da realização do sorteio: 21/10/2024

Período de hospedagem: 14/11 a 20/11/2024

Apartamentos – Três camas:

– Marcos Aurélio de Souza Martins

– Márcio Antônio de Amorim

– Manoel Brandão Ponciano Neto

– Geri Vaz da Silva

– Walter do Nascimento Salomé

– Elaine Aparecida De Almeida Silva

– Luiz Carlos de Oliveira Neves

– Lucilea Rodrigues Werly

– José Moreira

– Tiago Martins Bicalho

– Gerlaine Silva Marinho Oliveira

– Rejane Mota Teodolino

– João Manoel Pereira

– Cláudia Moraes Cardoso

– Charleston Heider da C.Miranda

– Maria Gerce Ferreira

– José Carlos Moreno Corsi

– Cristiano Pereira Ribeiro

– Nilton Miranda Moreira

– Edvaldo Gonçalves Teixeira

– José Martins Carneiro

– Meire Lúcia Braga

– José Brandão de Queiroz

– Nilson Gomes Fernandes

– Marcelino Gonçalves

– Marcela Aurélia Silva Martins

– Adilson Afonso Lima

– Ralfe Pereira da Silva

– José Tarcizo de Souza Lana

– Maria Auxiliadora Salumão

– Maria das Graças Lemos

– Flávia Fernandes de Oliveira Leal

– Maria Inês Romano Teixeira

– José Geraldo de Melo

– Michel Kemil Tão Filho

– Raimundo de Abreu Pessoa

– Marcos Maria Diogo

– Gutembergue Neves Ribeiro

– Manoel Oliveira Neto

– Welington Silva de Oliveira

Reservas: Milton Martins da Silva

Sílvio Rodrigues da Silva

Patrícia Penha de Oliveira Saturnino

Sebastião José Campos

Carlos Antônio Bispo

 

Data da realização do sorteio: 21/10/2024

Período de hospedagem: 14/11 a 20/11/2024

Apartamentos duplos três camas:

– Antônia Tereza da Silva Oliveira

– Derlei Solano da Silva

– Lucimar Sangi Nascimento Santos

 

Data da realização do sorteio: 21/10/2024

Período de hospedagem: 14/11 a 20/11/2024

Apartamentos quatro camas:

– Luiz Eustáquio Eleutério

– Maria Martins Freitas

– João Matos da Costa

– José Alves da Silva

– Geraldo Vieira da Rocha

– Nilda Miranda de Oliveira Dias

– Maria Aparecida de Carvalho Vieira

– Edmar de Araújo Lage

– Jessica Dayane Carreiro Martins

– Angelina Pereira Cruz Pimentel

– Nelia Anício Fonseca da Silva

– Maria Aparecida Costa Teixeira

– José Martins da Silva

Reservas: José Martins da Silva

Rubem Nazaré Martins

 

Se você e sua família desejarem ir de ônibus, é fácil: Confira a dica

Em algumas datas do ano a AAPI realiza excursões com grupo de associados para Guriri. Outra condição para chegar ao Complexo Turístico da Associação, se dá por meio de viagem nos ônibus de linha interestadual da empresa Gontijo (www.gontijo.com.br), também com opções de vendas de passagens on-line.

Para a região do Vale do Aço todos os embarques estão concentrados somente no Terminal Rodoviário de Coronel Fabriciano, diariamente, com previsão de saída, diariamente à 00h05.  As passagens custam R$158 (cento e cinquenta e oito reais), ônibus da linha Belo Horizonte/São Mateus-ES.

A previsão, segundo informações da Gontijo, é de chegada às 9 horas da manhã no centro de Guriri. A partir daí, embora haja ônibus urbano da empresa São Gabriel, e que circulam próximos à Beira Mar, o mais cômodo para o turista é terminar o deslocamento utilizando de Táxi ou Uber.

Para chegar ao Recanto dos Pioneiros (31)3616-9910, localizado à rua Campo Grande, 396, bairro Bom Jesus em São Mateus, são mais 20 minutos, em média, no percurso centro/praia do bosque em Guriri.

A AAPI lhe deseja boa viagem!

 

Atrações turísticas:

Museu Aberto das Tartarugas Marinhas – São Mateus

Avenida Oceano Atlântico, s/n, Base Avançada do Centro TAMAR em Guriri, Guriri Norte, 29946-550, São Mateus/ES, Espírito Santo:

 

Mar

Praia de águas mornas e limpas. Guriri é uma praia muito conhecida no Espírito Santo, muito frequentada pelos mineiros, onde pode-se encontrar muitos por lá. Praia muito boa, com grande faixa de areia. Leve guarda-sol, cadeira, água e snacksm, principalmente se desejar mais à esquerda, tomando o centro como referência, pois não há quiosques nesse local mais remoto.

  • A praia de Guriri é a mais conhecida do município de São Mateus. Compõe uma orla de 42km de extensão de areias claras, que, em certas épocas, formam piscinas naturais. Entre Guriri e Barra Nova, encontram-se as praias do Caramujo, Oitizeiro, Brejo Velho, Aldeia do Côco, do Ranchinho e da Gameleira. Todas agrestes e com área de restinga muito preservadas.

 

Porto de São Mateu – São Mateus/ES.

Porto (nome que deriva de cais) é um bairro localizado as margens do Rio Cricaré, que teve grande importância no desenvolvimento econômico da região do Cricaré, sendo o principal porto negreiro do Brasil Colônia.

Os primeiros sobrados no cais do porto foram construídos no século XIX. Antes ali só existia um terreiro para depósito de mercadorias que eram importadas e exportadas. De 1840 a 1870 foram construídos imponentes sobrados de mirantes, pátios internos, cobertos com telha canal e gradil de ferro trabalhado, símbolo do poderio econômico da elite de então. A entrada de escravos no município se dava através do Porto, período colonial e estendendo-se  durante o século XIX, principalmente após a proibição do tráfico transatlântico em 1850 até a abolição da escravatura, tendo no auge, 16 empresas situadas no porto, atuando exclusivamente no ramo de comércio negreiro.

Igreja Velha

 

A Igreja Velha é um patrimônio histórico da cidade de São Mateus/ES. Foi projetada para ser a maior igreja do município, mas suas obras não foram concluídas por falta de verba da administração municipal. Encontra-se no centro da cidade e é um dos principais cartões postais de São Mateus. Pela parte erguida que provavelmente seria o altar mor, já que tem ali um arco cruzeiro, é possível ter uma ideia da dimensão da igreja que seria construída usando pedras vindas da Bahia nos lastros dos navios, óleo de baleia e cal extraído de conchas torradas e moídas. Como era difícil pedras para construção na cidade, muita gente começou retirar pedras da igreja. Hoje ela está cercada por uma grade.

 

Museu Municipal de São Mateus

  • O prédio foi construído a partir de 1764 para abrigar a sede do Conselho Municipal, Casa da Câmara e cadeia. Na parte superior funcionava a sede da Câmara, e na inferior, a cadeia. Nas proximidades, ficava o Pelourinho. A cadeia funcionou nesse prédio até a metade do século XX e a sede da Prefeitura Municipal, até a década de 80. Com a transferência da Prefeitura para a nova sede, passou a funcionar no local a Câmara de Vereadores até 1991. Foi restaurada em 1999 e, em 2 de fevereiro de 2001, foi instalado o Museu com a missão de remontar aos tempos da história do município de São Mateus. Em seu acervo, o Museu, tem exposto na parte superior, quadros pintados em grafite retratando os Barões, prefeitos e deputados. Mobiliários com a opulência dos hábitos e costumes do século XIX da aristocracia rural da cidade de São Mateus, Espírito Santo. As peças expostas no Museu, pertenceram às famílias tradicionais que residiram no Município. Móveis e louças do acervo, têm o objetivo de retratar a história doméstica do Município.

 

Igreja de São Benedito (São Mateus)

 

São Mateus é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1544 por um grupo de padres jesuítas. Originalmente, a cidade se chamava Povoado do Cricaré, mas foi rebatizada pelo padre José de Anchieta em 1566. Segundo a tradição, esta igreja era refúgio religioso dos escravos que viam no milagroso Santo, o seu protetor contra a perseguição do homem branco.

São Benedito é muito querido e celebrado entre os escravos negros, o Santo virou sinônimo de humildade, alegria e obediência. Também conhecido como Benedito, o Negro, devido às suas origens africanas, São Benedito é padroeiro dos escravos e dos cozinheiros. A grande maioria dos brasileiros celebra São Benedito em 5 de outubro, mas o resto do mundo e algumas cidades brasileiras, como Aparecida (SP), terra da Padroeira do Brasil, e Guaratinguetá (SP), cidade de São Frei Galvão, festejam o Santo em abril, que é a data da sua entrada na vida eterna.

 

  • O Carnaval de Guriri é outro grande roteiro procurado por turistas de todo o país. A região tem tradição em grandes eventos com diversos trios elétricos, com várias atrações nacionais, bandas locais e DJ’s, tradicionais Blocos e o Carnaval Kids. Há carnaval também nas praias de Barra Nova Norte, Barra Nova Sul e Urussuquara, além de Campo Grande e Nativo.
  • Reveillon em Guriri: Quatro dias de festa, quatro trios elétricos e atrações nacionais, entre bandas e Djs. A programação de réveillon em Guriri começa às 20h de sexta-feira (29) e vai até a noite do dia 01, segunda-feira. Na virada para 2024, a tradicional queima de fogos já está confirmada e vai pocar! No velho e bom estilo capixaba. Confira os artistas:

 

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

dezessete + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.