O médico que atende na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Angiologista, Tiago Augusto Andrade, adverte para o diagnóstico precoce e o tratamento das doenças trombóticas. O profissional de saúde disse que para salvar vidas é importante detectar e tratar essas doenças o quanto antes.
Tiago Augusto disse ainda que existem vários fatores de risco que podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver uma doença trombótica, como idade, obesidade, hipertensão e coagulação sanguínea anormal. “Quanto mais cedo essas doenças forem detectadas e tratadas, melhor será o prognóstico”, alertou.
Os coágulos sanguíneos são o problema de saúde mais comum causado por doenças trombóticas. Eles ocorrem quando o sangue coagula – ou engrossa – como resultado de lesão, doença ou estresse excessivo no vaso sanguíneo. O sangue coagula quando as proteínas no sangue se tornam instáveis e se decompõem. A hemoglobina livre no sangue faz com que o sangue se torne ainda mais instável. Muitos fatores podem fazer com que o sangue se torne mais instável, incluindo idade avançada, doença e hereditariedade. A coagulação pode acontecer muito rapidamente, levando a condições médicas graves, como ataque cardíaco, derrame e embolia pulmonar.
Veja mais:
Deixe um comentário