O auditório Paulo Mendes de Oliveira localizado na sede administrativa da AAPI, foi palco de duas grandes reuniões entre os diretores da entidade e as duas maiores acionistas da Usiminas, Ternium/Techint e Nippon Steel. O presidente da AAPI Edízio Simplício Netto convidou os metalúrgicos aposentados para ouvir dos controladores da siderúrgica os projetos futuros para a retomada do projeto industrial de crescimento da empresa em agendas distintas.
A batalha judicial no Tribunal de Justiça de Minas Gerais pelo direito de indicação do cargo de presidente da Usiminas, também ocupou parte da pauta de ambas as reuniões. Paolo Bassetti, presidente do grupo ítalo-argentino no Brasil foi recebido por Simplício Netto no dia seis de março, enquanto que Hironobu Nose, presidente da Nippon Steel no Brasil, foi a AAPI no dia 14 do mesmo mês.
Para Simplício, a disputa societária dos acionistas majoritários na Usiminas, não pode ameaçar a estabilidade do mercado e, “principalmente os postos de trabalho dos trabalhadores”. O dirigente da maior entidade de classe de aposentados e pensionistas de Minas, anunciou: “Para nós da AAPI o mais importante é a Usiminas. Temos respeito com a contribuição das nossas empresas parceiras, mas não podemos descuidar de nossa história”. Simplício defendeu o diálogo como forma de garantir um ponto de equilíbrio e não ameaçar o futuro de milhares de trabalhadores ligados ao sistema.
Deixe um comentário