Despesas domésticas aumentam na velhice e a qualidade de vida fica abaixo da expectativa
Mesmo ciente de que as despesas vão aumentar na velhice, 47% das pessoas ainda não poupam dinheiro para a aposentadoria. A pesquisa foi feita pelo instituto Datafolha e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O levantamento ainda teve a confirmação de 60% dos brasileiros aposentados, dando conta de que os gastos domésticos aumentam na fase da terceira idade.
Outro dado da pesquisa revela a busca de equilíbrio dessa equação. 28% afirmam que pretendem continuar trabalhando após a aposentadoria. Apenas 2% acham que terão algum suporte financeiro dos filhos e da família, e uma parcela menor (12%) declarou não ter a menor ideia de como se sustentará na velhice.
Planejamento
Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas da Anbima, disse que “o planejamento financeiro para a aposentadoria é fundamental, principalmente no momento em que se discute o déficit da previdência, com a iminência reforma nesse setor”. Para ela, não importa a fase da vida em que a pessoa esteja, nunca é cedo ou tarde para começar a poupar.
Outros dados da pesquisa: 21% dos entrevistados disseram que estão se planejando financeiramente de alguma forma para a aposentadoria. Desses, 10% pretendem usar o dinheiro de aplicações financeiras, 5% têm plano de previdência privada, 4% terão aluguéis de imóveis como renda e 1% diz não ter recursos guardados.
Somente 34% dos aposentados avaliam que seu padrão de vida melhorou.
Fonte: Centro Internacional de Longevidade Brasil
Viva a Longevidade
Deixe um comentário