O homenageado da série “Histórias que Inspiram” é o associado Noel de Souza Roberto, natural de João Monlevade, em nasceu em 23 de julho de 1954. É casado com Maria Aparecida Soares Souza, pai de Kênia Mara, Renata Elisa e Natália Roberta.
Em 1974, deixou a família em João Monlevade para trabalhar na Usiminas, onde ficou por todo o tempo na função de mecânico de manutenção, área de Laminação a Frio. Antes de chegar à Ipatinga ele conta que nunca havia trabalhado. É o filho penúltimo de uma família numerosa de 22 filhos, muitos músicos e cantores, entre eles, Neide Roberto, que se apresentou na Seresta da AAPI.
Chegou com seis amigos, quatro foram embora e apenas ele e um outro passaram nos testes de admissão. Logo depois, no período de exames médicos, Noel ficou sozinho pois o último companheiro também retornou a Monlevade. “Fiquei perdido e tiver que me virar, pois não tinha nem lugar onde ficar”, recorda.
Dificuldades
Junto a dezenas de outros migrantes, Noel se estabeleceu na Pousada Rolim em Coronel Fabriciano, que ficava na área do atual Terminal Rodoviário no centro da cidade. Mais tarde teve que se mudar para um alojamento (onde hoje funciona o Shopping do Vale) e que à época era chamado de Colonhão.
Noel sempre foi muito curioso e esforçado, condições que lhe facilitaram o processo de aprendizado na profissão em pouco espaço de tempo. Não faltava motivação e alegria por conta do emprego conquistado. Seu primeiro supervisor foi Edízio Simplício Netto, ex-presidente da AAPI. A aposentadoria se deu em 1998.
Um craque
Noel gostava muito de futebol de campo. Disputou o Campeonato Mineiro, vestindo a camisa do Clube Atlético Metalúrgico de João Monlevade, nos anos de 1971/1972, na posição de centro avante. O goleiro era Eduardo Maluf que anos depois chegaria à condição de diretor de futebol do Atlético e também do Cruzeiro. Jogou contra Éder Aleixo, Luizinho, ex-zaqueiro do Galo e muitos outros.
Não foi difícil cair nas graças do pessoal da Usiminas, por conta também da qualidade do futebol que jogava. Fez muitos amigos e passou a ser chamado para disputar campeonatos por vários clubes da região do Vale Do Aço, com destaque para a seleção da Usiminas quando da Olimpíada Operária Global, na capital mineira.
Noel fez do turismo um lazer principal e está sempre viajando. Na AAPI gosta das serestas e dos passeios ao Complexo Turístico de Guriri em São Mateus/ES.
– Participa do Terço dos Homens na Paróquia São José Operário no bairro Amaro Lanari, além do trabalho voluntário em favor das pessoas em situação de rua, levando evangelização e alimentos.
Mensagem
“Uma coisa que eu trago comigo e que minha mãe sempre dizia. A vida é uma escola, onde o viver é o livro e o tempo, o professor. Isso me ensinou muito, principalmente sobre como lidar com as pessoas e as respeitá-las. O mundo oferece muita coisa pra gente. Eu, sempre mirei em coisas boas para me tornar um exemplo para minha família, amigos, e minhas filhas”.
Deixe um comentário