Outubro é o Mês do Idoso, comemoração instituída em 2006 para lembrar a criação do Estatuto do Idoso, em 1º de outubro de 2003. Para celebrar a data, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon criou a campanha “Respeite. Reconheça. Repense seus conceitos”.
A campanha tem o objetivo de chamar a atenção dos brasileiros para a quantidade crescente de pessoas com mais de 60 anos que sofrem preconceito etário na sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho. Até 2060, a expectativa é de que haja 73 milhões de idosos no Brasil e, ao contrário do que acontecia há algumas décadas, os idosos de hoje são infinitamente mais ativos em condição de continuar produzindo e trabalhando.
O filme publicitário foi produzido pela agência Domínio Público. Nele, homens e mulheres acima dos 60 anos questionam a aposentadoria se ainda têm tanto a oferecer. A campanha retrata uma dura realidade enfrentada diariamente pelas pessoas dessa faixa etária.
Dados do Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio revelam: No primeiro trimestre de 2017, o número de trabalhadores empregados com mais de 60 anos passou de 24,3% para 27% do total, na comparação entre o 1° trimestre de 2012 e o mesmo período de 2017. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, mostram que o número de trabalhadores idosos atuando formalmente no mercado cresceu 58,8% nos últimos cinco anos.
Fonte: Instituto da Longevidade
Deixe um comentário