José Pedro Alves Filho, homenageado da coluna “Associados que inspiram”, está entre os mais longevos inscritos nos quadros da AAPI. Aos 88 anos de idade, José Valadares, como é conhecido, nos recebeu em sua casa no bairro Bethânia para uma animada entrevista, quando nos contou um pouco de sua bela história de vida.
Deixou a vizinha cidade de Governador Valadares e veio para Ipatinga em busca do trabalho na Usiminas, empresa ainda em fase inicial. Residiu nos alojamentos dos bairros Santa Mônica e Horto. “Quando cheguei aqui só havia aquela chaminé da Coqueria”, disse José Pedro, contando como entrou para a siderúrgica já “fichado” para trabalhar na Bomba 2 do Alto Forno, área em que ficaria até sua aposentadoria na Usiminas. Logo depois encontrou Ilda Emídia de Souza com quem se casou e teve três filhas, Márcia, Daniela e Camila.
Tempos difíceis
Entre tantas histórias que presenciou na Usina, José Valadares recordou também de momentos difíceis enfrentados no início da década de 60, exemplo do protesto de trabalhadores reivindicando melhor tratamento por parte da usina à época e o período do golpe de estado em 1964, tempo de muita repressão e violência que deu início a ditadura militar. “Na época daquela revolução eu fiquei três noites e três dias diretamente trabalhando na bomba 1 e bomba 2 da Usiminas. Não podia parar pois a gente ficava com o movimento de toda a água que movia a empresa”, relembrou José. Ele se aposentou, praticamente na mesma função de início; Inspetor de Movimento de Água, como informou.
O Rei do Mar
José Valadares vive cercado de muito carinho por suas filhas, netos e genros, mas, recentemente deixou a família ainda mais orgulhosa ao conquistar o primeiro lugar no Circuito “Rei e Rainha do Mar”, o maior festival de esportes de praia do mundo, que acontece há 15 anos na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Em 2025 ele participará novamente da prova em busca do bicampeonato em sua categoria, dia 8 de dezembro.
O segredo para a boa saúde, segundo ele, é dormir bem e movimentar muito. “Não pode é parar. Eu também alimento de tudo, gosto muito de um churrasco e de vez em quando, tomo minha cervejinha”, comemora o senhor José Valadares. Para quem está chegando ao mercado de trabalho, José Pedro Alves Filho aconselha: “Tem que ter fé em Deus e quando tiver seu emprego, trabalhar firme, dar valor ao que faz e segurar, porque hoje em dia emprego não está fácil”, finalizou. Em 1985 José Pedro
Alves Filho recebeu o prêmio de Operário Padrão da Usiminas.
Um campeão, no trabalho, na família, no esporte e na vida. Uma história de inspira novos sonhos.
Deixe um comentário