Associados que inspiram #2

postado em: Notícias | 2

O entrevistado de hoje mostra que o futebol vai muito além das quatro linhas

O homenageado de hoje da série “Associados que inspiram” é uma verdadeira liderança que se consolidou por meio do esporte. Nilson Gonçalves de Sá, natural de Antônio Dias, casado com Andreia Cristina de Souza, pai Nilson Gonçalves de Sá Júnior e Ícaro Nascimento, é “o dono da bola”, uma das gírias do futebol, usadas para definir um bom jogador em campo e fora das quatro linhas. Em 1982 chegou em Ipatinga para trabalhar como comerciante e, desde 2018, está no quadro de associado da AAPI.

Futebol amador

No início da carreira teve boa passagem na categoria de base do Democrata de Governador Valadares. Nilson disputou o campeonato de futebol amador em Ipatinga pelo Jabaquara, tradicional equipe do bairro Bom Retiro que mandava seus jogos no estádio Afonso Favarato. Esteve uma temporada no Campeonato Acesitano, quando defendeu a camisa do Jaguar, da cidade de Jaguaraçu, inscrita nas competições da LAD, no Vale do Aço.

Considerado um meia de armação de muita técnica e habilidade, Nilson sabe ocupar os espaços, tem visão de jogo e qualidade nos lançamentos e assistências aos companheiros de time, além de forte chute a longa distância. Mesmo com tanta qualidade, e tendo feito parte de um grande time do Jabaquara na década de 90, Nilson lamenta o fato de não ter conseguido o título de campeão Ipatinguense.

Noite do Bilhetinho

A trajetória deste associado teve um tempo marcante para na vida noturna na região do Vale do Aço. Por uma década entre os anos de 1988 e 1998, Nilson foi proprietário do Bar Seachegue, também no bairro Bom Retiro, onde à época, realizava-se as tradicionais e românticas “Noites do Bilhetinho”, sempre às terças. O movimento era intenso numa efervescência entre os jovens da cidade que saíam de casa em busca de namoro ou novas amizades. “Até casamento já deu ali”, destaca Nilson.

A dinâmica da noite do bilhetinho era feita de forma orgânica e com a ajuda dos garçons que entregavam os bilhetes daqueles que pretendiam uma aproximação ou encontro. O que era brincadeira acabou se tornando em um dos principais bares do Vale do Aço, com música ao vivo e gente de todas as partes. A Revista Usiminas, em uma de suas edições deu destaque para o Seachegue, que também recebia, além de funcionários da empresa, muitos executivos japoneses que prestavam serviços à siderúrgica e, nos momentos de folga, se tornaram frequentadores do espaço.

Como não havia celular naquela época, a “Noite do Bilhetinho”, já foi citada recentemente nas redes sociais, como a “avó do WhatsApp”.

Nilson atualmente é dono do bar Recanto do Jabaquara, onde desenvolve vários eventos e as tradicionais serestas das noites de sábado

Assistência

Durante a semana ele é um dos coordenadores dos “treinos de luxo”, como gosta de chamar as tradicionais peladas de futebol, compostas por cerca de 70 associados da AAPI, há quase 30 anos. “A associação contribui para a utilização anual do campo do Jabaquara, em virtude do grande número de associados, que ganham opção de um horário vespertino para a prática do futebol”, explica. Para participar do grupo, basta entrar para os quadros de filiados da Associação.

Para Nilson os momentos mais marcantes de sua caminhada são as ações dos Associados da AAPI, “a turma da pelada” que desenvolve várias ações de assistência social e campanhas em favor das pessoas mais necessitadas, ou que enfrentam adversidades, incluindo questões financeiras e de saúde.

A mais recente campanha foi realizada no último dia 14/1, quando os Associados da AAPI arrecadaram recursos financeiros para compra de 140 fardos de água mineral às famílias atingidas pelas chuvas. A entrega foi realizada no estádio Ipatingão.

Nilson Gonçalves é um craque que fez da bola um elo constante de integração com a sociedade. Ele é mais “um associado que inspira bons exemplos”.

Nilson, ao lado de Daniel, Hélio (2º diretor de esportes AAPI) e Ramonik, todos associados em ação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

2 Responses

  1. Josiley Fernandes batalha

    Parabéns aos responsáveis pela comunicação da AAPI, é de suma importância de se divulgar o bom relacionamento entre os sócios e a diretoria, além de fazer um trabalho social ainda cuidamos da nossa saúde, parabéns Nilson Jabaquara por fazer parte desse trabalho voluntário com tanto amor e aptidão, sucesso e parabéns a comunicação da AAPI, Deus abençoe s todos.

  2. Júlio Garcia

    Merecida homenagem, um ser humano exemplar, parabéns a AAPI e parabéns Nilson forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.