Associação dos Aposentados e Pensionistas investiu na contratação e chega a quase 70 médicos em atendimento
A AAPI chegou a quase 10 mil consultas médicas por mês. No último relatório mensal, de 1º de setembro a 3 de outubro de 2018, foram 9.494 atendimentos distribuídos entre as quatros unidades da associação. Na média por semana os 67 médicos da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga atenderam 2.373 pacientes, quase 500 consultas/dia.
O relatório da diretoria de saúde mostra que os casos para cardiologia, ginecologia, geriatria, ortopedia, urologia e otorrinolaringologia estão entre as especialidades mais procuradas. Outro dado que chama a atenção é o aumento do número de pacientes que comparecem aos consultórios de psicólogos e psiquiatras. O balanço não conta as sessões disponibilizadas no centro de atendimento fisioterápico no bairro Cidade Nobre.
Descentralização
A AAPI aumentou o quadro efetivo de médicos e outros profissionais da área de saúde com o objetivo de diminuir a fila de espera. Outra justificativa foi a recente inauguração da unidade IV localizada no bairro Cidade Nobre, que consolidou o processo de descentralização do atendimento. Para os diretores da área de saúde, o próximo passo é diminuir o número de pacientes que não comparecem às consultas agendadas. “Quem marca e não vai consultar ocupa o lugar de alguém que, normalmente, precisa mais do médico naquele momento, e acaba penalizado”, disse Elias Caetano, presidente da AAPI.
Faltas
Com o objetivo de acabar com as faltas, a diretoria de saúde da AAPI trabalha na conscientização dos associados. Atualmente o sistema de marcação bloqueia automaticamente o usuário que não comparecer ao consultório, até que o mesmo faça uma nova solicitação. De setembro a outubro, 720 associados não compareceram às consultas, causando prejuízos aos que realmente necessitam do atendimento médico.
Deixe um comentário