Marcos:

1980 – Fundação da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI).
2000 – Inauguração do Recanto dos Pioneiros (Guriri – ES)
2014 – Unidade II – Jardim Panorama (Ipatinga)
2015 – Inauguração do 2º piso da Sede – Imbaúbas (Ipatinga)
2017 – Unidade III – Canaã (Ipatinga)
2017 – Inauguração do Bloco 3 do Recanto dos Pioneiros (Guriri – ES)
2018 – Lançamento da categoria de associado Premium
2018 – Unidade IV – Cidade Nobre (Ipatinga)
2019 – Subsede Coronel Fabriciano (Unidade V)
2019 – Inauguração da Piscina do Recanto dos Pioneiros
2020 – NAD (Ipaba e Belo Oriente)
2021 – Construção do muro no terreno de Prado (BA
2022 – Unidade VI – Timóteo
2023 – Inauguração de sistema fotovoltaico no Recanto dos Pioneiros

 

Tudo começou numa reunião de amigos

A primeira reunião com o objetivo de criação da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga ocorreu na residência do aposentado Leandro Soares. Era o dia seis de abril de 1980, momento de discussão para a criação da Comissão Pró Fundação da instituição. Também estavam presentes  os pioneiros João Martins Neto, João Braga de Mendanha e Luiz Eldino Sena. Oficialmente a data de inauguração da AAPI é o dia 06 de setembro, após uma votação em assembleia convocada com o objetivo principal de se construir a entidade.

A primeira formação de diretores ficou assim: José Jackson de Vasconcelos (presidente), Ari de Souza (vice-presidente), João Martins Neto (1º secretário), Joaquim Vieira Guimarães (2º secretário), Antônio Cordeiro do Nascimento (diretor-social), Luiz Eldino Sena (tesoureiro-geral), Leandro Soares (1º tesoureiro).

A antiga sede foi transformada em uma imponente construção. A área está no bairro Areal
A antiga sede foi transformada em uma imponente construção. A área doada pela Usiminas está no bairro Areal em Ipatinga

 

As primeiras secretárias da AAPI

 

saionara-oliveira

 

 

Saionara Maria Oliveira foi a primeira secretária da Associação dos Aposentados, trabalhou na entidade no ano de 1982. Desde o início toda a estrutura da associação (sala, móveis, telefones e funcionários) era emprestada pelo Sindipa – Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga.  “Tudo era doado até que começaram a surgir os recursos vindos dos primeiros sócios”, lembra Saionara. A própria secretária, além das funções para o sindicato, dividia o tempo para atender as demandas da associação.

 

 

 

 

 

maria-claudia

 

 

 

Maria Cláudia trabalhou na secretária da AAPI a partir de 1986. Em seu depoimento ela recordou, entre outras coisas, do tempo em que trabalhou com Claudionor Braz de Souza. Segundo ela, pouco antes dele falecer, aos 95 anos de idade, disse que estava muito feliz com a AAPI. “Seu Claudionor, ao receber um prêmio do Movimento da Terceira Idade falou da alegria que sentia ao ver no que a entidade se transformava, ele disse que havia dado tudo certo, que estava muito feliz e que de agora pra frente seria com a gente”, conta Maria Cláudia.

 

 

 

marta-helena

 

 

 

Marta Helena, secretária no ano de 1987, relembrou que começou na AAPI fazendo o trabalho de preenchimento das declarações de imposto de renda dos primeiros sócios. “Era um tempo muito bom, os aposentados gostavam de ir à associação pra contar casos e ficavam sempre com a gente”, disse. Marta deixou a associação quando ficou grávida do primeiro filho. Como residia em Coronel Fabriciano tudo passou ficar mais difícil para continuar.

 

 

 

denise-maia

 

 

 

Denise Maia trabalhou na entidade por 11 anos. “Nós secretárias dos dentistas tínhamos uma relação de muita amizade e éramos como irmãs”, destacou. Entre os momentos marcantes, Denise recordou da morte do ex-diretor Fagundes que faleceu no hospital um dia após receber a visita de todos os funcionários da AAPI.  – “Ele parecia que estava só esperando a gente”, recordou.

 

 

 

 

 

♦♦♦

O antigo clube

O ex-presidente da AAPI, Sebastião Milton Rosa e os diretores Wilson Palito e Joaquim, foram pessoas que participaram de outra conquista em favor da associação. Com a mudança da antiga sede social (bairro Areal) conhecida como “Caça e Pesca” para a sede da Rua Marechal Floriano: “Promovemos um torneio de futebol ali. Ainda no campo conversamos com Rinaldo Campos e Paulino Cícero de Vasconcelos, presidente da Usiminas no final da década de 90, pedindo um novo espaço, pois o clube dos aposentados era muito tímido e em um local afastado”. A partir desta solicitação, o então presidente da AAPI Sebastião Rosa recebeu a autorização do setor de projetos da Usiminas para criar o projeto da nova sede, levada para a Rua Floriano Peixoto, 281, no bairro Areal.

 

♦♦♦

SEBASTIÃO MILTON ROSA. NA DÉCADA DE 90 O PERÍODO DAS AQUISIÇÕES

Sebastião Milton Rosa, natural de Itaperuna-RJ, casado, pai Helen e Judson, presidiu a Associação dos Aposentados por seis anos (1991/1996), período em que a entidade passou contar com maior orçamento mensal iniciando a era da aquisição patrimonial. Sebastião sucedeu a José Mauro da Silva que por sua vez estava no lugar do ex-presidente, conhecido como “Operário”.

Naquele tempo a entidade tinha uma sede com pouco espaço: “O compressor da cadeira odontológica ficava praticamente debaixo do pé do dentista e fazendo um barulhão danado”, disse Sebastião. A partir de um levantamento sobre as necessidades de investimentos foi realizada uma assembleia com o objetivo de elevar a contribuição dos sócios de 2,5% para 5% sob o salário mínimo. “Na realidade a gente não tinha recurso nenhum, pois, até uma bucha de torneira era a Usiminas que trocava”, lembrou o ex-presidente.

Avaliação

A partir dos primeiros recursos próprios no caixa da AAPI, Sebastião relata que foi possível iniciar a ampliação, aquisição de materiais necessários, além da contratação de médicos e dentistas. A construção do laboratório de análises clínicas e do Clube dos Pioneiros (sede social) no bairro Bom Retiro, formara um marco da administração de Sebastião Milton Rosa. “Eu acho que nós fizemos um bom trabalho; tínhamos 1.800 sócios e quando saímos deixamos a entidade com cerca de 6.000 sócios e R$ 27.400 mil em caixa”, concluiu. Sebastião revelou estar muito satisfeito com a AAPI e sua diretoria atual atuando de forma exemplar. Ele destacou o papel social da instituição e o compromisso direto com as famílias que vivem a partir da renda com os empregos gerados em toda a sua estrutura administrativa.

♦♦♦

 

LAURO BOTELHO ENALTECE RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA

Ex-presidente sente saudade dos amigos que deixou

lauro
Lauro César Botelho (à esquerda) administrou a AAPI por 12 anos

Lauro César Botelho foi presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga por 12 anos. Em entrevista à revista AAPI ele disse que a maior lembrança desse período é mesmo a relação de amizade construída com diretores e associados. Entre as realizações de sua gestão Lauro destacou que a construção do Recanto dos Pioneiros em Guriri foi “o grande marco”.

Lauro César destaca ainda as mobilizações externas da entidade e o crescimento da área de saúde: “O que acontece é o seguinte, uma diretoria assume e realiza várias atividades de importância para a associação. Toda a diretoria que entra tem feito muito”, reconhece.

Pioneiros

O ex-presidente por quatro mandatos também citou o sonho dos pioneiros à época da fundação da entidade: “Acho que nem mesmo os primeiros diretores e aposentados daquele tempo inicial acreditavam que chegaríamos tão fortes como estamos agora”, disse Lauro. Para ele a área social é da entidade é outra que tem conseguido ajudar muitas pessoas na medida em que o poder público oferece um atendimento precário ao cidadão: sobre o trabalho da atual diretoria Botelho avaliou que Simplício tem sido um grande gestor, administrando a associação com muita confiança e responsabilidade.

“Deixo aqui meu abraço muito forte, de consideração, de respeito e de carinho a todos os nossos associados. Que Deus continue nos abençoando”, finalizou Lauro.

 

A CONQUISTA DEFINITIVA DA SEDE E A FILIAÇÃO EM MASSA

clementino-carvalho
Clementino mostra a escritura da área onde está situada a sede administrativa da AAPI 

O ex-presidente da AAPI José Clementino de Carvalho (2009-2012 e 2012-2015) foi o protagonista de um dos momentos mais importantes de toda a história da entidade. Em sua administração ocorreu a conquista definitiva da área onde está situada a sede administrativa num período que demandou  várias reuniões com a diretoria da Usiminas, pautadas sob muito diálogo, humildade e sabedoria. Dentro dessa atmosfera a associação recebeu a escritura do imóvel e comemorou a extinção do contrato de comodato.

Francisco Amério, ex-superintendente da Usiminas foi outro personagem importante nas negociações e atuou como interlocutor para a causa. Na época o presidente da Usiminas era Marco Antonio Castello Branco que assinou a escritura e atendeu a um grande desejo da diretoria da AAPI. Em seguida Clementino passou conversar com a diretoria da unidade do SESI instalada bem aos fundos da sede da associação dos aposentados. Clementino recordou que era preciso fazer nova medição do terreno e promover a adequação ao tamanho oficializado na escrituração. “Percebemos que nosso terreno era maior do que se pensava. Para seguir o que estava nos documentos tivemos que derrubar o muro de divisa com o SESI e levantar um novo”, destaca. Segundo Clementino, o aumento da área facilitou um projeto arquitetônico moderno, sem improvisações e ainda permitiu a construção do laboratório de análises clínicas no térreo e espaço para consultórios odontológicos.

Adesões

Outra ação relacionada por José Clementino na consolidação dos programas da AAPI foi o processo de filiação de novos aposentados e pensionistas: “Quando assumi a presidência, nossa entidade tinha cerca 6.400 sócios e quando passei a administração em abril de 2015, já estávamos com pouco mais de 17 mil sócios”, destacou. A procura maior das novas famílias de sócios é pela área de saúde, em função da qualidade dos atendimentos e a liberação para as consultas no Hospital Márcio Cunha e no COI – Centro de Odontologia Integrada.

 

♦♦♦

SIMPLÍCIO – RECORDISTA DE VOTOS E DE ACEITAÇÃO

 

Edízio Simplício Netto, Simplício como era conhecido em todos os lugares onde trabalhou, nasceu em Vitória no Espírito Santo. Tinha ampla experiência nas áreas siderúrgica, administrativa e financeira. Formou-se na Escola Técnica Federal de Vitória-ES. Atuou nas empresas TENENGE (Técnica de Engenharia Nacional), ACESITA (Aços Especiais Itabira), MONAG (Montagens Industrial Ltda), NOVACAP (obras de construção de Brasília, capital do país) e finalmente na USIMINAS (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais).

No “chão de fábrica” em Ipatinga Simplício foi de supervisor de Laminação a supervisor de inspeção e programação mecânica. Eram os anos de 1966 a 1984. Depois de se aposentar foi convidado para atuar na SIDERBRAS entre os anos de 1987 a 1990 na função de assistente técnico de siderurgia.

Foi no início da década de 90 que Simplício passou a exercer suas atividades voluntárias na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga. Teve papel importante na implantação das áreas de saúde e assistência social, então como diretor executivo (1994). No ano de 2012 deixou a diretoria financeira da entidade para ocupar a vice-presidência, gestão 2012-2015.

Reconhecimento

Em abril de 2015, Simplício entrou de vez para a história da AAPI após uma inédita adesão dos associados nas eleições diretas. Foi eleito ao cargo de Presidente com 80% dos votos válidos. É também o vice-presidente da FAP-MG (Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais), diretor de administração do Sicoob Vale do Aço e membro do Conselho de Previdência da Usiminas, a conhecida caixinha.

Simplício Netto faleceu no dia 31 de agosto de 2018 quando ocupava o cargo de vice-presidente na atual gestão. O cargo foi ocupado por Wanderley Mendes Ribeiro, então 1º secretário da associação. Elias Caetano Ferreira tomou posse como presidente da AAPI dia 1º de abril de 2018. O mandato se estende até 31 de março de 2022.

 

 ♦♦♦

lancamento

Se você desejar enviar fotos antigas ou contar sua história com a AAPI, faça contato: (31)3830-3439

ELIAS CAETANO – GESTÃO COM OUSADIA E CRIATIVIDADE.

Elias Caetano Ferreira, capixaba de Itaguaçu, chegou em Ipatinga em 1969 para trabalhar na Usiminas, Após a aposentadoria iniciou sua trajetória no quadro administrativo da AAPI tendo ocupado também as cadeiras de diretor social, diretor de comunicação , Secretaria Geral e vice-presidente na gestão de Simplício Netto.

Elias Caetano foi o responsável pela adoção de uma gestão inovadora, ao implantar uma administração que estabeleceu dois momentos históricos: A descentralização do atendimento da AAPI: “Temos que levar nossos serviços mais perto das pessoas que dependem da nossa entidade”, defendia. O segundo marco implantado na gestão de Elias, fez com que a AAPI ocupasse seu lugar de destaque junto às mais importantes instituições da região metropolitana do Vale do Aço, diante de temas importantes no cotidiano. A Associação foi além de sua carta estatutária, ao debater e defender os interesses coletivos como o aumento dos serviços na área de saúde preventiva, mobilidade urbana, segurança pública, entre outros: “Na estratégia de crescimento e desenvolvimento para a AAPI, é preciso também, debater com as lideranças empresariais e com os governantes, o Brasil melhor que queremos”, discursava Elias. A Associação, desde então, sempre compôs Mesa em importantes eventos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Associações Comerciais, Prefeituras, Federações de Aposentados, Usiminas, entre outros. Na área de turismo, Elias implantou melhorias no Complexo Turístico de Guriri, e inaugurou uma piscina e uma sauna. Além disso, adquiriu, sempre com aprovação da diretoria executiva, o terreno para a construção do Recantos dos Pioneiros II em Prado-BA.

Os outros presidentes da AAPI seguindo a sua linha do tempo foram: José Jackson de Vasconcelos, Claudionor Braz de Souza, José Victor Ferreira, José Mauro da Silva, Sebastião Milton Rosa, Lauro César Botelho, José Clementino de Carvalho, Edízio Simplício Netto, Elias Caetano Ferreira, Wanderley Mendes Ribeiro, Jair Antônio dos Santos, e atualmente o presidente Joaquim Cândido Ferreira (2022-2026).

Em 2017, numa campanha com chapa única Elias Caetano Ferreira foi conduzido ao cargo de presidente da associação.

 

Em 2022, Joaquim Cândido Ferreira foi eleito presidente da AAPI para o período de gestão 2022 – 2026

Natural de São Cândido, casado, pai de dois filhos, após se aposentar na Usiminas, Joaquim, deu início ao trabalho na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, a AAPI. Sua primeira função foi o cargo de Diretor de Comunicação da entidade. Posteriormente, Joaquim assumiu a Diretoria de Saúde, na qual ficou por mais de 20 anos, sendo responsável pelos relevantes avanços na área. Em abril de 2022, assumiu a presidência da AAPI com a missão de manter a excelência da entidade em cuidar de pessoas.